PT  |  EN

Pesquisa



NOTÍCIAS


Selfenergy leva energia a escolas e unidades de saúde
22-07-2010

A Selfenergy Moçambique assinou com o FUNAE – Fundo de Energia de Moçambique, um Acordo de Cooperação que vai permitir a produção local de energia renovável em 50 escolas, 50 centros de saúde e 2 hospitais, localizados em zonas rurais, onde a rede eléctrica não chega.

Estabelecidos no quadro da recente visita do Primeiro-Ministro português a Moçambique, estes projectos vão beneficiar mais de 200.000 pessoas e gerar cerca de 500 postos de trabalho permanentes e 500 temporários (na fase de instalação).
Nos hospitais será igualmente instalada tecnologia para produção de energia solar térmica com vista ao aquecimento de águas sanitárias.
O projecto contempla ainda a instalação de sistemas de bombagem e tratamento de água, igualmente com recurso a energia solar, nos hospitais que serão intervencionados.
 
A Selfenergy preconiza a produção descentralizada de energia para que cada edifício, indústria, hospital, hotel, resort ou aldeia possa tornar-se autónomo e montar a sua própria mini-rede de energia, utilizando os recursos renováveis disponíveis.
 
Entretanto, a Selfenergy Moçambique tem em curso a electrificação de um conjunto de posto de abastecimento de combustível com base em energia renovável, nas Províncias de Nampula e de Sofala.
 
O projecto envolve a instalação de tecnologia solar fotovoltaica e desenvolve-se em parceria com o FUNAE, Fundo de Energia de Moçambique.
 
As obras de construção civil já estão em curso e a instalação dos sistemas fotovoltaicos inicia-se em Setembro, com conclusão prevista para final do corrente ano.
 






Ir para o topo da Página
Ir para o topo da página
MAIS INFORMAÇÃO
Política de Privacidade
© 2011 Visabeira Moçambique - Todos os direitos reservados.
WorldWide
Worldwide
Grupo Visabeira